Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

s f

Contact Info
198 West 21th Street, Suite 721
New York, NY 10010
youremail@yourdomain.com
+88 (0) 101 0000 000
Follow Us
bibliotecas javascript

12 Bibliotecas Javascript que você precisa conhecer hoje

 

Conhecer as ferramentas corretas para o seu projeto pode reduzir muito o seu trabalho (em horas e esforço) e melhorar muito a qualidade do resultado final do que você está desenvolvendo.

Eu separei para você 12 bibliotecas Javascript que eu acredito que podem fazer uma grande diferença no seu projeto (e no seu dia a dia de programador Javascript), então vem com a gente conhecer essa lista 💪😁

 

 

1 – JsPDF – Gerador de PDF’s Javascript

17.149 no Github – Link da documentação

Gerar PDF’s para relatórios, documentos e etc é uma tarefa comum para os desenvolvedores (embora possa ser um pouco complicada sem as ferramentas certas), usando a biblioteca jsPDF você consegue fazer isso de forma fácil, rápida e customizada.

 

 

2 – Video.js – Player de vídeo customizável

25.708 no Github – Link da documentação

Caso você precise incluir um player de vídeo no seu APP certamente vale a pena testar a Biblioteca Video.js, com ela você pode criar um player básico ou um player totalmente customizado.

Entre as features interessantes da Video.js estão:

  1. Mudança na aparência do Player
  2. Reação a eventos (exp: O usuário deu play, o vídeo finalizou e etc)
  3. Alteração nos controles do vídeo
  4. Multi idiomas
  5. Entre outras

 

 

3 – Chart.js – Gráficos incríveis facilmente

44.680 no Github – Link da documentação

Muitos tipos de aplicações necessitam da apresentação de gráficos, com a Charts.js fica fácil incluir a maior partes dos tipos de gráficos no seus projetos Javascript com facilidade.

Ps: Vale a pena visitar a documentação para conhecer cada um deles.

 

 

4 – Leaflet – Mapas interativos amigáveis no mobile

25.411 no Github – Link da documentação

Se você precisa inserir mapas no seu APP você pode fazer isso usando a Leaflet, com ela você consegue incluir mapas que se ajustam no mobile e te permitem inserir marcadores em endereços com tranquilidade.

Um exemplo de código para a inserção de mapa com marcação:

 

 

 

5 – Uppy – Upload fácil e rápido de arquivos

20.413 no Github – Link da documentação

Fazer o Upload de arquivos sempre foi uma tarefa com algumas complicações para o desenvolvedor, mas com a Uppy o processo fica bem mais simples.

Com essa biblioteca é possível fazer o upload de arquivos (locais, do Google Drive, Dropbox, Instagram, ou até mesmo da camera do mobile) para outra aplicação com grande facilidade.

 

 

6 – Quill – Editor Rich Text de fácil integração

23.630 no Github – Link da documentação

Caso precise de um editor de Rich Text (texto + elementos html como listas, links, imagens, emoticons e etc) você pode usar o Quill editor sem preocupações, ele é fácil de usar e totalmente customizável.

Aqui na Escola de Javascript temos um tutorial que ensina como criar um editor de textos com electron, nele nós usamos o Quill editor, vale a pena conhecer.

 

 

7 – Moment.js – Manipulação de datas no Javascript

41.950 no Github – Link da documentação

A Moment.js é uma biblioteca muito famosa na comunidade Javascript, com ela é possível parsear, validar, manipular e mostrar datas usando Javascript de forma fácil, caso você ainda não conheça ela, vale a pena visitar a documentação.

Alguns exemplos de uso:

 

8 – ml5 – Machine Learning amígável para a Web

2.821 no Github – Link da documentação

Machine Learning é um tópico de interesse crescente no meio da programação, a ml5 é uma biblioteca que te permite vislumbrar um pouco das possibilidades que essa área tem e também criar ferramentas úteis de machine learning usando Javascript.

 

 

9 – Reveal – Framework para criação de apresentações usando HTML

47.597 no Github – Link da documentação

Se você precisa criar apresentações online (semelhante a apresentações com slides) direto no browser usando HTML + Javascript a Reveal é a biblioteca certa para você.

Um exemplo de apresentação:

 

 

 

10 – Faker.js – Gerador de dados realístas para Node e para a Web

19.931 no Github – Link da documentação

Muitas vezes quando você está criando uma aplicação você precisa de dados de exemplo (nome, telefone, email e etc), então você acaba utilizando o Lorem Ipsum em tudo, desde o nome do usuário até a descrição e acaba em um cenário com uma aparência pouco realista.

Para evitar isso você pode usar a Biblioteca Faker, ela gera dados falsos mas realistas, por exemplo, você pode gerar nomes, endereços, dados de empresas entre outros tipos de dados úteis com ela.

Obs: Essa biblioteca também é excelente em cenários onde você está criando testes, assim a cada novo teste seus dados vão variar e vai aumentar as chances deles estarem representando a realidade.

Exemplo de uso:

 

11 – fullPage – Ferramenta para criar páginas Full Screen facilmente

27.191 no Github – Link da documentação

Caso você precise criar telas que se encaixem 100% no seu browser a biblioteca fullPage é o caminho, com ela é possível separar uma página (ou landing page por exemplo) em sessões e depois fazer com que cada sessão tome 100% do browser de acordo com a navegação.

Exemplo de uso:

 

12 – SweetAlert – Alternativa elegânte ao “Alert” do Javascript

20.145 no Github – Link da documentação

Mostrar mensagens de alerta para o usuário as vezes é necessário, mas o alert default do browser não é nada elegante, usando a SweetAlert você consegue gerar mensagens customizadas com grande facilidade.

 

 

Conclusão

Eu espero que essas 12 bibliotecas apresentadas sejam úteis para você, caso você tenha indicações de outras bibliotecas que devam entrar na segunda versão desta lista comente a baixo, muito obrigado por estar com a gente.

Não se esqueça de compartilhar este artigo com outros programadores, isso incentiva muito o nosso trabalho 💪😁

Visite também “As 27 Ferramentas que todo programador deve conhecer” no nosso outro Blog (OneBitCode.com).

Grande abraço, Leonardo Scorza

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of